Quem somos

Clique na foto do membro do GECRIARP para acessar seu Currículo Lattes.

Pesquisadores:

COORDENADORA

Profª Drª Luciane Maria Schlindwein


Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da UNICAMP, entre os anos de 2017 e 2018, com bolsa concedida pelo CNPq. É graduada em Pedagogia (1985), possui mestrado (1994) e doutorado (1999) em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou na coordenação do PPGE/UFSC entre 2012 e 2016. É professora concursada no Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e atua no Curso Pedagogia e no PPGE/UFSC, na Linha de Pesquisa Educação e Infância. É orientadora de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Foi bolsista PQ do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico entre os anos de 2009 a 2018. Faz parte do conselho editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional e da Revista Educação sem Fronteiras (Moçambique). Esteve no conselho editorial das Revistas Contrapontos, EntreVer, Extensio e Psicologia Escolar e Educacional. Atuou como coordenadora local da 35ª Reunião Anual da Anped, realizada na UFSC, em 2015. Participa da Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR). Atualmente participa do Comitê Científico da Anped, representando o GT20 ? Psicologia da Educação. Tem experiência nas áreas da formação de professores e da psicologia da educação. As pesquisas realizadas e em andamento contemplam estudos sobre a formação inicial e continuada de professores para a infância; a prática de ensino como co-formadora (ênfase na relação escola/universidade) e, investigações sobre o desenvolvimento estético, artístico e científico de professores e alunos a partir de reflexões teóricas e metodológicas pautadas nos referencias da psicologia histórico-cultural.

lucmas@uol.com.br

Profª Drª Ilana Laterman


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em processos de ensino, de aprendizagem e de socialização no cotidiano na escola de ensino fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: processos escolares, anos iniciais do ensino fundamental, ensino-aprendizagem, cotidiano escolar, fracasso e sucesso escolar,campo de possibilidades do ensino, perspectiva lúdica no ensino.

ilanalaterman@gmail.com

Claudete Bonfanti Geraldes


Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB-1992). Especialização em Currículo e Metodologia da Educação Infantil e Séries Iniciais (Lato Sensu/Univali -2000). Mestrado em Educação pelo PPGE da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI - 2003). Doutorado em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de SC (UFSC - 2017), na Linha de Pesquisa Educação e Infância, com estágio doutoral na Università degli Studi di Firenze no Dipartimento Scienza della Formazione e Psicologia (UNIFI -2015 - 2016), com bolsa CAPES. Atualmente, é docente no Curso de Pedagogia na Escola de Educação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Servidora Pública Estadual (SED), como Técnica em Assuntos Educacionais/Supervisora Escolar. Faz palestras e cursos de formação para docentes e gestores tendo como enfoque: o estágio obrigatório no curso de pedagogia e docência com crianças na Educação Infantil e Anos Iniciais.

claudete@univali.br / cbonfant@gmail.com

Débora da Rocha Gaspar


Doutora em "Artes y Educación" pela Universidad de Barcelona (2014). Mestre em "Artes y Educación: un enfoque construccionista" pela Universidad de Barcelona e em "Educação" pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em: Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Professora de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFSC. Coordenadora do Projeto de Extensão Arte na Escola Polo UFSC.

debygaspar@gmail.com

Maria Luiza de Souza e Souza


Doutoranda e Mestra em Educação (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), na linha de Educação e Infância. Graduada no curso de Pedagogia da UFSC (2013). Pesquisadora do Grupo de Pesquisas e Estudos Vigotskiano, Arte, Infância e Formação de Professores (GECRIARP). Possui experiência como professora da educação básica em municípios do estado de Santa Catarina. A área de concentração de suas pesquisas é a Educação e, com base nos aportes teóricos e metodológicos da perspectiva histórico-cultural, seus estudos enfocam a formação, inicial e continuada, de professores; o exercício da docência na infância; e políticas públicas educacionais.

malu_luiza_@hotmail.com

 

VICE-COORDENADORA

Degelane Cordova Duarte


Professora de Educação Básica Tecnica e Tecnológica (EBTT) no Instituto Federal Catarinense (IFC), atua no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Doutoranda na Linha Educação e Infância no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Membro do grupo de pesquisa GECRIARP (Grupo de Pesquisa e estudos Vigotskianos, Arte, Infância e Formação de Professores) vinculado ao PPGE /UFSC e ao Grupo de Pesquisa TEETIS (Territórios da Educação Especial e Tecnologias para Inclusão em Sociedade), associado ao IFC. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Especialização em Administração Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina(1994). Especialização em Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral/SP(1996) e Mestrado em Educação e Cultura, na Linha História e historiografia da Educação, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Tem experiência como Supervisora Escolar na Educação Básica e docência no Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Gestão Escolar, Pesquisa e Prática Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

degelane@gmail.com

Andrize Ramires Costa


Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2004), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2011) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2015). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/CED/MEN) e coordenadora do LEPGIC (Laboratório de Estudos Pesquisa em Ginásticas, Infâncias e Crianças). Já teve experiências como docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ,Universidade Federal do Pará (UFPA) e como professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foi diretora do comitê técnico da (GAF) da Federação de Ginástica de Santa Catarina. Atualmente é árbitra internacional de Ginástica Artística (FIG) e docente do Programa de Pós Graduação em Educação Física (PPGEF/UFPEL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Educação Infantil, Ginástica Escolar, Ginástica Artística e Rítmica, Ginástica para Todos, Estágio e Escola.

andrize.costa@ufsc.br

Joselma Salazar de Castro


Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Educação e Infância do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Realizou estágio doutoral na Università degli Studi di Pavia/Itália /Dipartimento degli Studi Umanistici, no período entre dezembro de 2014 setembro de 2015, com ênfase na formação de professores para a educação infantil e para educação das crianças de 0 a 3 anos. Possui Mestrado em Educação (2011) pelo (PPGE/UFSC) e Linha de Pesquisa: Educação e Infância. É integrante do Núcleo de Pesquisa sobre o Trabalho e a Formação Docente na/para Educação Básica - NUPEDOC (UFSC; UNIVILLE; FURB; PUC PR; PUC SP) da UFSC.

josalazardecastro@gmail.com

Julice Dias


Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, cuja tese de doutoramento "(Pré)-escola, cidade, famílias: produção de comunidades de sentido em cadeias ritualísticas de interação (1980-1999), sob orientação da Prof.ª Dr.ª Alda Junqueira Marin, foi defendida em julho de 2009. Mestre em Educação, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), cuja dissertação foi defendida em fevereiro de 2003, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Eliana Bhering, intitulada "Um estudo sobre a interação adulto/crianças em grupos de idades mistas na educação infantil." Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994). Atualmente é professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

julice.dias@hotmail.com

 

Helio Daniel Parruque

Possui mestrado em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2014). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Escolar. Frequenta o Curso de Doutorado em Educação e Infância na Universidade Federal de Santa Catina como bolsista da CAPES.

hagazpipa60@gmail.com



Pós-doutorandos:


ritabuzzirausch@gmail.com



Doutorandos:


costafrancine@hotmail.com


rubiavanessaa@gmail.com

 


deborahgrajzer@gmail.com


gyanekarol26@hotmail.com

 


oli.mmilleo@gmail.com


danielagoncalvesben@hotmail.com



Mestrandos:


waldimirbarbosa90
@gmail.com


e-mail em breve

 


rugana@aluno.unilab.edu.br

 


minduav@gmail.com

 


jackeline.pinheiro@ufsc.br



Participantes:


 sarah.bezerra@hotmail.com

 


mari@univali.br

 


dasilvasantos_edson
@hotmail.com

DRR