Livros

Livros disponíveis para download: clique na capa da publicação para ter acesso ao livro.

A Criança e o Brincar nos Tempos e Espaços da Escola


Este livro expressa a perspectiva teórica e metodológica de diferentes pesquisadores sobre a importância da brincadeira na infância. São estudos que refletem sobre o brincar em diferentes contextos e materiais, com olhares diversos que indicam possibilidades para educadores e escolas dimensionarem essa atividade infantil em seus cotidianos. O livro apresenta pesquisas realizadas na Itália e em diferentes regiões do Brasil, expressando um esforço de aproximação de estudos que priorizaram a infância em sua compreensão alargada, do zero aos 12 anos.

Políticas públicas e prática docente em países da AL


A obra é fruto de um conjunto de pesquisas realizadas no Brasil, em Cuba e no México, contando com equipes de diversas universidades e a participação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, bem como pesquisadores com larga experiência em pesquisa nas áreas de Psicologia e Educação. (...) Os estudos aqui apresentados revelam as contradições e as possibilidades de enfrentamento realizadas nos distintos países, no que tange à luta por uma educação participativa, democrática, de qualidade social e para todos e todas. Destaca-se como eixo organizador desta coletânea o método materialista histórico-dialético e a proposta da pesquisa-ação-participativa com professores das redes públicas de São Paulo e de Veracruz.

Perspectivas do Estágio Curricular na Formação Docente


Este livro é um alegre resultado de nossa vontade de registrar e de colocar em diálogo os diferentes encontros-trocas-aprendizagens dos estágios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, do Curso de Pedagogia e do Colégio de Aplicação da UFSC. Reunimos textos que se unem na defesa da infância, em todos os espaços e situações, e especialmente nas instituições formais de educação pública. Assim, pensamos nas pré-escolas, creches e escolas do Fundamental I como lugares de vivência da infância, espaços privilegiados do cuidar e educar, onde as crianças se sintam bem e possam participar, brincar, criar aprender, conviver.

 

 

 

 

Páginas: 1 2