Teses e dissertações

Teses defendidas

> Mariana Datria Schulze. Por uma docência que cria: a trajetória formativa de uma estudante-professora em um viés estético-artístico. Ano de defesa: 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

> Claudete Bonfanti. O estágio na formação de professoras para a educação infantil: as significações das estagiárias do curso de pedagogia. Ano de defesa: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

> Joselma Salazar de Castro. A docência na educação infantil como ato pedagógico. Ano de defesa: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

> Aurea Demaria Silva. Mais ou menos músicos: um estudo sobre o consumo e os modos de produção musical entre jovens. Ano de defesa: 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

Dissertações defendidas

Érica Rodrigues Vieira. Arte, infância e prática pedagógica: o que as dizem as teses e dissertações. Ano de defesa: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

Jussara Bezerra de Souza. O Brinquedo e o Currículo nas Escolas de Anos Iniciais no Estado do Acre. Ano de defesa: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

> Deborah Esther Grajzer. Crianças refugiadas: um olhar para infância e seus direitos. Ano de defesa: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

Maria Luiza de Souza e Souza. Aprendizagem e infância: um estudo das políticas públicas no município de Florianópolis/SC. Ano de defesa: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

> Roseli Correia de Barros Casagrande. Ensino de Nove Anos e a Formação de Professores. Ano de defesa: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

> Wanessa Bruna Santos Brito. Aprendizagem e cultura: a importância de uma segunda língua para a constituição da criança. Ano de defesa: 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

> Caroline Guião Coelho Neubert. Os sentidos atribuídos pelas crianças aos seus cadernos escolares. Ano de defesa: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

> Silviane Irulegui Bueno. Deveres de casa: para quê? Para quem?. Ano de defesa: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

> Celia Rastuniak. A história de uns e de outros: o caderno de ocorrências e a constituição das práticas disciplinares, de controle e de governo das crianças em uma escola pública de anos iniciais. Ano de defesa: 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ilana Laterman.

> Ricardo Casarini. Através das lentes: a fotografia como instrumento educativo e elemento de construção dos sujeitos. Ano de defesa: 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

> Cristine Manica Nunes. O ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet. Ano de defesa: 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Ilana Laterman.

Teses em andamento

Matheus Vinicius Fernandes. Atividades de criação em teatro na escola: perspectivas vigotskianas para pensar o jogo e o Drama. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

Aline Santana Martins. Infância e Teatro nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

CAROLINE GUIÃO COELHO NEUBERT. REGISTRAR, INVESTIGAR E COMPARTILHAR: A PESQUISA COMO EIXOS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

> Patricia Peruzzo. O significado das mídias audiovisuais no processo contemporâneo de construção do conhecimento. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Luciane Maria Schlindwein.

Dissertações em andamento

> Cristine Manica Nunes. O brincar nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva de alunos, professores e na história do pensamento pedagógico. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Ilana Laterman.