Clique na foto do membro do NUPEDOC para acessar seu Currículo Lattes.

Pesquisadores:

Profª Drª Luciane Maria Schlindwein

Possui graduação em Pedagogia (1985), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas da formação de professores e da psicologia da educação. As pesquisas enfatizam a Formação de Professores e o Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, também, estudos sobre o desenvolvimento estético de professores e alunos na Educação Básica.

lucmas@uol.com.br

Nelita Bortolotto

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977), graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), especialização em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da língua portuguesa, linguagem, literatura e formação pedagógica.

nelita.bortolotto@ufsc.br

Julice Dias

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, cuja tese de doutoramento "(Pré)-escola, cidade, famílias: produção de comunidades de sentido em cadeias ritualísticas de interação (1980-1999), sob orientação da Prof.ª Dr.ª Alda Junqueira Marin, foi defendida em julho de 2009. Mestre em Educação, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), cuja dissertação foi defendida em fevereiro de 2003, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Eliana Bhering, intitulada "Um estudo sobre a interação adulto/crianças em grupos de idades mistas na educação infantil." Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994). Atualmente é professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

julice.dias@hotmail.com

Claudete Bonfanti

Doutoranda do PPGE da Universidade Federal de SC (UFSC), na Linha de Pesquisa Educação e Infância. Mestre em Educação pelo PPGE da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Especialização em Currículo e Metodologia da Educação Infantil e Séries Iniciais (Lato Sensu/Univali). Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Estágio doutoral na Università degli Studi di Firenze/Itália no Dipartimento Scienza della Formazione e Psicologia, no período de setembro de 2015 a março de 2016, com ênfase no estágio curricular obrigatório e a formação inicial de professores para a Educação Infantil. Integrante do Grupo de Pesquisa Docência e Formação (UNIVALI) e NUPEDOC

cbonti@gmail.com

Profª Drª Ilana Laterman

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em processos de ensino, de aprendizagem e de socialização no cotidiano na escola de ensino fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: processos escolares, anos iniciais do ensino fundamental, ensino-aprendizagem, cotidiano escolar, fracasso e sucesso escolar,campo de possibilidades do ensino, perspectiva lúdica no ensino.

ilanalaterman@gmail.com

Débora da Rocha Gaspar

Doutora em "Artes y Educación" pela Universidad de Barcelona (2014). Mestre em "Artes y Educación: un enfoque construccionista" pela Universidad de Barcelona e em "Educação" pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em: Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Professora de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFSC. Coordenadora do Projeto de Extensão Arte na Escola Polo UFSC.

debygaspar@gmail.com

Joselma Salazar de Castro

Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Educação e Infância do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Realizou estágio doutoral na Università degli Studi di Pavia/Itália /Dipartimento degli Studi Umanistici, no período entre dezembro de 2014 setembro de 2015, com ênfase na formação de professores para a educação infantil e para educação das crianças de 0 a 3 anos. Possui Mestrado em Educação (2011) pelo (PPGE/UFSC) e Linha de Pesquisa: Educação e Infância. É integrante do Núcleo de Pesquisa sobre o Trabalho e a Formação Docente na/para Educação Básica - NUPEDOC (UFSC; UNIVILLE; FURB; PUC PR; PUC SP) da UFSC.

josalazardecastro@gmail.com

Áurea Demaria Silva

Licenciada em Educação Artística (Música) pela UDESC (2002), mestre em Música/Etnomusicologia pela UNESP (2006) e doutora em Educação pela UFSC (2013). É professora no curso de Educação Musical a Distância da UFSCar/UAB e também professora na disciplina Artes-Música na Escola Básica Municipal Henrique Veras. Tem experiência nas áreas de educação, educação musical e etnomusicologia e atua principalmente nos seguintes temas: relações entre a educação escolar e a educação não escolar, juventude e educação, culturas juvenis, ensino e formação de educadores, samba/escolas de samba e música/cultura popular

aureademaria@gmail.com