NUPEDOC, PET Pedagogia e NEJUSCA lançam campanha de doação de livros de literatura infantil

14/05/2019 12:15

O NUPEDOC, o PET Pedagogia e o NEJUSCA da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Udesc, UFSCar, Unicamp e Unisantos estão promovendo uma Campanha de doação de livros de literatura infantil.

A iniciativa surgiu após a doutoranda e pesquisadora do NUPEDOC e do NEJUSCA, Deborah Esther Grajzer, orientanda da Professora Luciane Maria Schlindwein, e coorientanda da Professora Josiane Rose Petry Veronese, realizar uma consultoria sobre a situação da migração infantil em Roraima para a DPU (Defensoria Pública da União).

Em sua atuação na Operação Acolhida em Pacaraima, a DPU realiza atendimento jurídico-migratório às crianças e adolescentes migrantes que se encontram indocumentadas, separadas ou desacompanhadas. Muitas dessas crianças chegam cansadas e com fome e, enquanto são atendidas, são convidadas a desenhar, uma iniciativa que tem deixado a sala da DPU mais acolhedora e colorida.

Ao visitar escolas da rede municipal e estadual de Pacaraima, Deborah conheceu o Centro de Atendimento Infantil Jesus Peregrino, inaugurado este ano por uma inciativa da Diocese de Roraima e pelos esforços do padre Jesús de Bobadilha, responsável pelo trabalho paroquial. A escola recebe crianças Warao com idade entre 04 a 11 anos, a maioria encontra-se em período de alfabetização e o espaço carece de livros de literatura infantil, por isso essa Campanha busca contribuir para o acesso a leitura para todos (as), promovendo a leitura na infância, o aprendizado da língua portuguesa e a ampliação do repertório cultural das crianças.

Deborah Esther Grajzer é doutoranda em Educação e graduanda em Relações Internacionais pela UFSC. Sua dissertação de Mestrado foi premiada no último Concurso de Teses e Dissertações da Agência da ONU para Refugiados.

Tags: notícias